Coluna do Luan

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O contraste do envelhecimento

Anteontem foi meu aniversário. Como todos, ou quase todos sabem, completei duas décadas. É... Duas décadas. Mas não estou nem aí para a minha idade. E o mais engraçado é que no dia de meu aniversário eu não senti nada de especial. Antigamente sim, eu contava as semanas para chegada de meus ‘anos de vida’. Entretanto, nesse domingo que passou não foi desta forma. Eu acordei e nem lembrei que estava completando vinte anos. Até que meus pais me ligaram de praia parabenizando-me, foi aí que me acordei: Caramba! Hoje é meu aniversário! Acho que na medida em que envelhecemos perdemos o gosto pela comemoração de mais um ano de vida nesse planeta cada vez mais doente. Acho que na medida em que crescemos talvez também evoluamos. Outros não, é verdade. Todavia, isso se baseia em princípios.

Por exemplo, não há aniversário em que você não lembre da sua infância. Você mentaliza os anos que deixou para trás, começa a refletir sobre sua vida, sobre suas atitudes, sobre como você é na essência da alma. Acho que estou entrando na era dos aniversários nostálgicos. Bom, já se passaram vinte anos, penso. E na teoria, terei mais vinte anos, e depois mais vinte, e mais vinte e quem sabe mais vinte. Claro, isso se a linha da palma de minha mão permitir, ou meu mapa astral, ou os Deuses. Vai saber.

Outro dia eu estava no centro de Porto Alegre passeando para renovar meu espírito quando uma cigana de turba e dentes de ouro falso me agarrou pelo braço e insistiu ver as linhas da palma de minha mão esquerda. Lutei irrevogavelmente contra a força surpreendente da tal cigana, mas ela sabia o que estava fazendo. Essa cigana apertou o músculo de meu braço fazendo com que minha mão, involuntariamente, se abrisse. Ambos paramos. Ela ficou defronte para mim e então disse: você terá muita sorte no amor, e viverá muito, até ficar velhinho... Bem velhinho. Não vou mentir dizendo que não acreditei na tal cigana, seus olhos brilharam, e posteriormente ela sorriu pra mim. Foi então que ela largou meu braço, e eu, voltando a caminhar dei a resposta típica de minha personalidade: é... Eu sei, faço bastante exercício físico. Ela continuou rindo e balançou a cabeça com um sinal de simpatia. Depois desse dia passei a ver a minha vida com outros olhos. Será que essa cigana falou-me a verdade? Não posso descartar a hipótese de que ela tenha mentido. Mas a troco de quê? São muitas as dúvidas. Creio que quem faz o nosso destino somos nós mesmos. E se hoje ela ver minha mão de novo, vou continuar tendo sorte no amor e uma vinda longa? Não sei, e talvez não queira descobrir.

Quero apenas viver minha vida de forma segura e insegura, com amor e ódio, com problemas e soluções, com relacionamentos e casos, com sexo e paixão, com flores e espinhos, com brigas e beijos, com vontade e preguiça, com sol e lua, com praia e campo, com divergências e casualidades, e com aniversários nostálgicos. Senão viver, simplesmente viver seria muito fácil. Se bem que também não é tão difícil. E talvez sejam esses contrastes que deixam nosso cotidiano mais saboroso. Embora tenhamos que ser cuidadosos, pois sabores em demasia amarga o nosso romantismo. Aí seremos como os revolucionários do século XX, que supostamente lutavam por causas nobres e deixavam a vida para depois. Eis que o senso comum deveria ser o nosso ponto de equilíbrio. Sinto que mesmo com vinte anos terei que aprender a aceitar o meu envelhecimento vagaroso, e mesmo assim, letífico.


7 comentários:

Kari disse...

É... sei bem como é fazer aniversário assim... O meu foi na última sexta e quer saber? Não foi como era antigamente... Não passei meses contando as datas, não lembrei das coisas passadas e nem sequer senti alguma coisa diferente. O dia acabou e nem percebi...

E sim... aprender a viver da melhor forma, é a melhor forma de viver... (repetitivo, né? mas é isso mesmo...)

Ah! Parabéns, tá!!!!!
E que possas aprender ainda muito nessa longa (muito longo, de acordo com a cigana) caminhada!!!

Beijão

Mila Cardozo disse...

Parabens!!!!!!!!!!
Eu passei dos 30 já... e fiz aniversário no começo do ano... e cada ano é diferente... é melhor/pior... depende sempre do ponto de vista... ou do momento exato que estou passando..... De qq maneira... faz parte da evolução... então... aproveite!!!!
Beijos Mila

ContaPraMarcela disse...

Hey Luan!
Passei por aquei porque acho que temos alguns amigos blogueiros em comum , fiquei curisa e resolve conferir sua coluna.
Supresa boa essa! Que lugarzinho fantático esse! Lugar pra passar todo dia!
Ta de parabéns pelo texto!
Um beijo!

Teresa disse...

ahhhhhh

acho que quando a gente faz aniversário lembra muito da infância e faz milhões de planos para o futuro.

o presente é que dança hehehe

=*

Anônimo disse...

meu aniversário de 20 anos foi assim também! passei a vida toda pulando nesse dia e 20 anos depois eu já não estava nem aí,claro que ainda manti a tradição de tirar vantagem da familia o mês inteiro mas no meu coração era só mais um dia!!!

bom, continue a se exercitar mas o mais importante é honrar sua familia, se resguardar do mal e fazer o bem. Quem sabe os seus dias não se prolongam na Terra? hehe

eu n gosto de pensar sobre isso, se vou viver até a velhice ou se irei amanhecer..

ai ai ..dá até arrepio..

beijos!

S.N. disse...

Bom... quando chega o meu aniversário eu simplesmenete tiro o dia pra refletir sobre a minha vida. Encontro amigos e familiares dstantes que, as vzs, vêm visitar-me! Como uma pessoa muito mística devi dizer que neste dia tds os portais estão abertos p nós, daí que podemos fazer os pedidos. Não é garantido que serão atendidos mas as chances de acontecer são bem maiores! Afinal, ñ estamos aqui por acaso, ñ é msm?!
Cada ano que se passa, p mim, é mais um ano de experiencias, conhecimento... essa "coisa boa" que uma vez conquistada NINGUÉM pode arrancar de nossas mentes...nem que abram nossas cabeças! \o/
Qto a essa cigana... bom... há momentos em nossas vidas em que há energias positovas a nosso favor... assim como as negativas tb... depende do dia, mês e ano em que viemos para este mundo (doente mesmo).
Cada dia de vida devia ser comemorado... *Carpe Diem*

gosto do post! nos faz refletir!

abraço

S.N. disse...

corrigindo:

devO dizer

=)