Coluna do Luan

domingo, 28 de outubro de 2007

A flor desbotada


O amor é como uma flor desbotada. Há sofrimento, há dor, há extravagância de sentimentos. Mas não se pode só enxergar o lado colossal do amor. Devemos enxergar o que nos cega quando estamos apaixonados. Por mais que o amor e a paixão sejam sentinelas da alma, há momentos em que esquecemos do próprio eu indo de encontro ao acaso. Nas dúvidas que derrapamos nossas certezas firmamos um conceito, uma opinião, um ponto de vista peculiar. Nossos ideais são invertidos conforme mendigamos para o desnecessário. Haverá um dia em que as flores nascerão mais ricas, o povo mais solene, e os valores mais concretos. Haverá dias em que sentiremos a dor da hipocrisia tão combatida e ao mesmo tempo tão praticada. São contradições de uma vida qualquer. Com uma doença qualquer, com filhos, com esposa, com problemas sociais. Aí culpamos a polícia, os políticos, e nos deparamos com a falta de amparo. É...um dia também fomos racionais. A crítica fica a mercê de uma mídia que julga restabelecer-se a mercê do interesse público. O que há na realidade do dia-dia é conflito de interesses. Somos homens, somos mulheres, somos crianças, todos temos uma validade. Somos impostos à morte inúmeras vezes em nossa jornada fictícia. Brincamos de viver e quando estamos prestes a perder quem mais amamos nos damos conta de que a brincadeira acabou. A batalha deve começar e então o ciclo continua. Cada um julga extremamente necessário administrar-se para encher a barriga. Há aqueles que uma vez ou outra encheram suas barrigas. Talvez seja justo, talvez não. Talvez devemos dar linha ao conformismo inanimado. Nossos anseios ficam escondidos atrás da pétala de rosas que esmagamos ao pisar no chão. Não temos objetivos porque achamos que objetivos são para os que têm condições. Não podemos difamar nossa sabedoria por preguiça. A onda é gigante, porém mergulhável. Agindo de acordo com nossa atualidade só iremos nos afogar. E sendo assim, também chegará o dia em nos faltará ar para reagir.

Não esconda o seu amor. Ele mais do que nunca, pode ser a salvação dos seus dias de glória. É importante não esquecermos de aprender, e para isso independe de idade, de cor, de sexo, de opção sexual. Deveríamos aprender uns com os outros e dizer que isso ocorre é andar para trás, ascender um cigarro, desperdiçar água, jogar lixo na rua. Deveríamos também aprender a amar. Mas temos medo de nos iludir, aí não podemos amar. Quanta ignorância. Olho ao meu redor e me decepciono. Proporciono-me prazer acreditando que posso ser feliz assim. É verdade que certa vez fui feliz. Mas foi tão pouco e tão rápido. Eu que desejei a força divina em minhas intervenções, mal sabia que eu a possuía. Nós a possuímos. E poucos a usam. O labirinto é grande e com uma única saída, se perder, é natural. Os olhos famintos não conseguirão jamais esconder a solidez da prepotência e da ganância. É dever do ser humano admitir os seus erros e seus pecados. E é justamente por isso que poucos, muito poucos, são capazes de enxergá-los.

A polidez com que usamos argumentos é tão fútil quanto a nossa existência. Desta forma mantemos nossas injustiças acreditando sermos éticos. Se cada um descobrisse que pode ser melhor do que demonstra talvez o nosso planeta tivesse mais camada ozônio. Mais civilidade. Mais sorrisos. Nossas atitudes maléficas são facilmente absorvidas como uma leveza estúpida. Preocupamos-nos com o campeonato de futebol, roupas de marca, baladas “imperdíveis”, objetos tecnológicos da moda, o carro do ano, em arranjar namorado urgente porque não conseguimos ficar sozinhos um só instante. Somos tão bons que esquecemos de nós mesmos. Vivemos assim porque nascemos assim. Para quê mudar? Chegará o dia em que minha flor desbotada me ensinará a viver. E espero que não seja tarde para aprender a amar.

17 comentários:

Natália disse...

Olá...

Como vc está?

Após algum tempo, eu estou retomando o meu blog.
Conto com você!!


Saudações ^^

Kari disse...

Caramba! E por isso que eu adoro vir aqui.

Acho que nunca é tarde para aprender a amar. Talvez até já saibamos, apenas não nos conhecemos por completo e por isso não sabemos que sabemos (ficou confuso, né? mas é isso mesmo...).

Beijão,
Kari

Teresa disse...

acho q o que mais falta no mundo eh o amor. 90% das pessoas dizem que amam, mas não sabem nem o que eh isso.
eh como aquela frase: "o nosso primeiro amor é o amor próprio".
falta isso em muita gente.

=*

Michele Saraiva Carilo disse...

Tento nunca me esquecer que meu caminho rumo ao acaso não está sobre um terreno plano nem, tampouco, impossível de ser trilhado.

Belo desabafo!

Jôka P. disse...

Luan, como é que você coloca esses clips enfileirados aqui do lado de seu blog ?
É um recurso existente no Youtube ?
Me ensina ?
Abç
Jôka

Anne disse...

Nossa, que lindo esse post, Luan!!! Amei cada palavra. Bom, quanto a mim, acho mais fácil ter o amor incondicional, aquele que entrego às pessoas, amigos, ao mundo em geral, do que o amor romantico, que é aquele do qual me protejo algumas vezes.

Mas um dia aprendo, meu amigo...um dia aprendo!

Que maravilha ver vc devolta!!! Seja bem-vindo novamente! Bjokas, menino sumido!

Katarine Rosalem disse...

Como assim?
Como não tinha vindoa qui antes?
É Luan, tenho realmente que concordar com vc.
Sem amor, sem crenças e sonhos, nossa flor acaba sempre por desbotar. NÃO PODEMOS DEIXAR QUE ISSO ACONTEÇA!
Muito bom seu texto.
Adorei sua forma de escrever.
Foi muito boa a visitinha que fiz. E gostei tb da sua.
Espero que volte sempre!
Abçs!
Ah! Linkei vc...

By Ana D disse...

gosto muito de contos, crônicas e roteiros de filmes, sem finais felizes, de preferência rsrs ....

Lais Camargo disse...

Não há culpado,
mas há fuga...
o amor pela flor desbotada, aprisionada nas fotografias da memória...

como sempre, a música casando com o texto, magnífico.

magníficos, palavras, som, e autor.

sopros de luz!
=*

Cláudia I, Vetter disse...

Saudações saudosas Luan!!!

Quanto tempo meu caro! Espero que bem estejas!

Esta tua escrita me envolve de forma tão simples, tão profunda; sinto com ose conversássemos sobre o que vemos diante de nós, pelo mundo. E sinto-me lisonjeada de poder partilhar de tão belos dizeres, tão profundas cicratrizes que não só me atingem; e numa evbolução tão clara, o passo adiante não invoca solidão.

'''...eu sei que um dia a gente aprende...''

Cuide-se meu caro; cordiais cumprimentos!

;********

Mila Cardozo disse...

Vou ter que pensar sobre isso... ou melhor... isso me fez pensar... é... acho que tudo ficou mais confuso...
O teu texto é maravilhoso, reflexivo e certeiro... Adoro te ler!!!
Beijos e bom feriado
Mila

Gabriela Gomes disse...

"Brincamos de viver e quando estamos prestes a perder quem mais amamos nos damos conta de que a brincadeira acabou". (Aí a gente perde outra vez, e outra, e mais uma. Mas como pra perder é preciso alguma vez ter ganho, a gente tb ganha.)

A vida é mesmo eterna perdas e ganhos.

Sobre seu comentário a respeito do Fabro... Fiquei imaginando a cena. Só faltaria ele sentar do teu lado e cantarolar junto. Se é que não o fez. :) E o título do texto saiu sim. Uma boa digestão àquela macarronada de idéias. *rs

um bjo.

Gabriela Gomes disse...

"Brincamos de viver e quando estamos prestes a perder quem mais amamos nos damos conta de que a brincadeira acabou". (Aí a gente perde outra vez, e outra, e mais uma. Mas como pra perder é preciso alguma vez ter ganho, a gente tb ganha.)

A vida é mesmo eterna perdas e ganhos.

Sobre seu comentário a respeito do Fabro... Fiquei imaginando a cena. Só faltaria ele sentar do teu lado e cantarolar junto. Se é que não o fez. :) E o título do texto saiu sim. Uma boa digestão àquela macarronada de idéias. *rs

um bjo.

Gabriela Gomes disse...

Ah!
Eu votei na tua enquete. Acho que não precisarei dizer em qual gênero! ;)

Carmim disse...

Eu que tenho sempre respostas e palavras, rendo-me à perfeição do teu texto e remeto-me a um silêncio de quem te aplaude de pé.

Beijo.

Marcos Seiter disse...

Irmão,
Falou tudo! Eu também espero que não seja tarde para aprender amar!
Um dia pensei que amava, mas não amava, SIMPLESMENTE VIVIA cegamente cada MOMENTO. Ainda hj não sei o que é amar.

Irmão, não vou ficar numa redundância no comentário, mas saiba que você passou muito bem clara a mensagem pra nós.

Obrigado irmão!

Abs e bom domingo!!!


Marcos Ster

Anônimo disse...

Prometi que viria, mas confesso que demorei. Portanto,a perdedora fui eu, perdi tempo ao fazer outras coisas e não ter vindo ler mais um dos teus textos lindos.

Obs: Estou indo a escola, liguei o pc apenas p vir aqui!

Bjks !