Coluna do Luan

sábado, 19 de janeiro de 2008

Meus 20 anos de mundo

Falta uma semana para o meu aniversário. Daqui a sete dias completarei 20 anos. Época de aniversário é sempre nostálgica, você fica pensando nos anos que passaram e no proveito que tiramos desses anos de experiência. Eu, por exemplo, mudei muito desde minha pré-adolescência, se é que posso chamá-la assim. Não me lembro muito bem dos problemas sociais brasileiros na década de 90, eu tinha menos de dez, e depois, um pouco mais de dez anos. Mal lembro da entrada do Real, da mudança de nossa economia e do governo FHC. Lembro de um ou outro título conquistado pelo Inter, lembro da minha infância, mas não estava nem aí para o mundo, para o país, para a sociedade. Eu era apenas mais um ser respirante. E ainda sou. A diferença é que quando somos crianças, e posteriormente adolescentes, esquecemos do mundo ao nosso redor. Somos egoístas, só queremos saber de nós, não aceitamos nenhuma explicação e usamos argumentos sem fundamentos em busca de um objetivo fútil. Quando criança ainda é tolerável e na adolescência pode ser respeitado como uma fase. Sou da tese de que nossa personalidade começa a ser formada, em princípio, na aborrecência. É quando surgem os primeiros interesses. Antigamente, os primeiros interesses eram: se casar, arranjar um bom partido, ter um bom relacionamentos com seus pais, ter filhos, uma doutrina a seguir. Hoje, os primeiros interesses é beijar na boca, perder a virgindade, ir a um baile funk ou a uma rave, experimentar algum tipo de droga, sejam elas lícitas ou ilícitas. Gente esse é nossa sociedade moderna! A sociedade que cria tecnologias de primeira mão e ao mesmo tempo regredi no que diz respeito a sua evolução. E eu aqui....prestes a completar 20 anos. Tento avaliar não só a minha perspectiva de vida, mas a perspectiva do mundo.

Dia desses fui caminhar no centro de minha cidade e fiquei impressionado com o descaso de grande parte da sociedade jovem, da qual eu me encaixo, com o meio ambiente, com a saúde, com a atual situação do país. Ninguém estava preocupado com isso. A principal inquietação é por arranjar um “trampo” e conseguir dinheiro para ir em uma festa, tirar a carteira de motorista, comprar um carro. E eu aqui...andando de bicicleta, reciclando lixo, guardando o oleio de cozinha... Será que minhas atitudes são em vão? Estou prestes a completar 20 anos! São duas décadas! E por vezes me sinto como um homem de 30, por vezes me sinto como um garoto de 16. Talvez eu esteja em uma fase de transição, assim como a nossa sociedade.

Ah, já ia esquecendo, agora a moda é corrupção. Fraude no Detran, obras superfaturadas, despesas pessoais pagas com verbas públicas...e eu aqui, prestes a completar 20 anos. Ninguém é punido, a justiça é cega, a educação, por incrível que pareça, carece de educação, e nossas reformas políticas é uma vergonha internacional. Qualquer país normal e racional tem dois ou três partidos, mas como isso! Nós somos um país tropical, carnavalesco, temos as mulheres de maiores bundas do mundo, aqui é tudo festa. É crime organizado, governos paralelos em favelas, sistema prisional defasado, políticos gastando 15 mil em um gabinete e povo brasileiro dizendo: Tudo bem. Não cobramos, somos broxas. A nossa política é reflexo do que é grande parcela dos brasileiros: Broxas, sem cultura, sem ideologias, sem uma opinião formada. Somos golpeados por falsas promessas a cada dois, quatro anos, mas: Tudo bem.

É...e eu aqui, prestes a completar 20 anos. Sou muito jovem pra viver tudo isso. Prefiro voltar à minha infância, à minha adolescência e achar que o planeta tem o mar azul, que as nuvens são feitas de algodão e por que não: que viemos de um caroço. Quero minha inocência de volta, quero minha filosofia surreal de volta, pois estou para completar 20 anos em mundo que não terá 20 anos pra desfrutar de suas belezas naturais, se continuarmos a praticar nossas hipocrisias rotineiras.

14 comentários:

Flávia disse...

Olha que coincidência... eu postando sobre nascimento, você fazendo aniversário... parabéns - mesmo não sendo essa nossa época das mais favoráveis para existir.

Quanto ao blogspot, sem problemas. Talvez eu não saiba tanto, mas o que souber te ensino com prazer. É só dar um toque.

beijo!

Anônimo disse...

Olá! obrigada pela visita e adorei o seu Blog..

Realmente o mundo tá um caos e por mais que seja explicita a informação ninguem tá nem aí + continue separando o lixo e guardando o óleo da cozinha pq agente colhe aquilo que agente planta e Deus recompensa a cada um conforme a obra das suas mãos.. quando o casa cair de vez e o desespero chegar a porta vc não vai sentir tanto quanto os preguiçosos despreocupados..

e sobre os palavrões não sou muito chegada nesse tipo de vocabulário acho que o valor e a descência está nas pequenas coisas... e existe outras maneiras de expressar arrogância sem ter que utilizar vocabulário torpe..rs

bjuxxxx

Teresa disse...

ehhh daqui a uma semana vc estará na versão 2.0

eu só vou estar nessa versão em maio

=*

Katarine Rosalem disse...

"Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão"
Pois é Luan, triste sina essa nossa. Somos uma pequena parcela dos 'privilegiados' dessa sociedade corrúpta, hipócrita e egoísta, mesmo assim, somos incapazes de lutar. Recebemos uma porca e mísera educação, e não sabemos usar nossa sabedoria para mudar essa situação. Tenho vergonha de mim. Dessa minha conformidade com tudo. Tenho 23 anos. Já me inconformei com tudo, mas, mesmo que não queira, estou até conformada. Uma pena. Há vinte anos atrás, jovens como eu, como nós, eram presos por não concordar com a situação. Acho que a 'evolução', essa tecnologia que tanto ajuda, aliena e nos deixa burros.
Uma pena. Uma vergonha.
Bojos e que possamos nos incomodar e lutar mais, e nos conformar de menos. Vamos à luta!

Kamilla Barcelos disse...

Desde já lhe desejo parabéns!

Mtooo bom seu post!!

Definitivamente queremos a nossa infância de volta, nossa inocência!

Liz / Falando de tudo! disse...

Caro Luan, obrigado pela visita!
Você é muito jovem e ja sente o peso do descaso, de todos e por tudo em nossa sociedade, com certeza se pelo menos 10% de nos tivessemos essa consciência, nosso mundo seria muito melhor! Parabéns, e pelo aniversario também!

Anônimo disse...

Não adianta seus textos são sem comentariosss, tu sabe que eu adoro tudo o que vc escreve, esse texto então é mais pura realidade do que vivemos, gostaria que muitass outras pessoas pensassem assim, bom tenho que admitir que eu não tenhu nem metade dos teus habitos, mas eu separo o lixo.. acho que ja é alguma coisa...hehehe... bjuuu Lu ... parabens pelo texto.

Anônimo disse...

Conflito de gerações é algo natural, mas às vezes a forma como isso se dá fica preocupante. Descaso com a natureza é algo que me preocupa (e entristece) mto!

E...Parabéns! =)

(és o único Luan Iglesias do orkut?)

Gabriela Gomes disse...

Oi Luan,

Estive ausente mesmo. Do seu e de todos os outros blogs (inclusive do meu). :)

Mesmo tentando lutar contra a velocidade do tempo, e a rapidez do mundo (que parece bem mais furiosa do que o tempo em si), muitas vezes acabo escorregando e sofrendo com a ansiedade FAST & FURIOUS (e olha que não é filme) rs. O consolo, é que não sou a única. E que tenho alguma escolha (mesmo que pequena).

E refletindo sobre teu post. Ta aí um dos motivos de eu não ter cursado jornalismo. Além do contato diário com notícias tristes, correria o risco de ficar 'tão preparada' para lidar com isso, que se tornariam fatos banais (o que já acontece até com nós que não somos da profissão). Mas enfim, tudo tem seus PRÓS tb.

Um beijo e antecipo os votos de um FELIZ ANIVERSÁRIO (estarei na praia e sem acesso a inet).

A que está escrita. disse...

É um mundo louco, sem muita esperança, com gente de olhos baixos e pouco ar nos pulmões, mas veja, você renasce! Parabéns pelo texto e pelo aniversário!

Anônimo disse...

Pior que é. Quando criança éramos egocêntricos e não tínhamos preocupação nenhuma. Quando a gente cresce e começa a se estender por gente parece que o mundo muda. Ou mudou, ou não mudou, ou piorou, sei lá.

Daqui a pouco você completará duas décadas! Está emocionado? Caso não venha aqui, desejo parabéns adiantado.

Beijão

Alice disse...

ja te disse que adoro ler-te ??
bjussss

Lú Costa disse...

oii ! :)
Ae parabéns, não sei se vou estar aqui daqui a 7 dias, talvez eu esteja em marte, ou na lua, ou até mesmo em Júpter :O , rs ok ok.
Acho que agente tem que mudar, cara um post que eu escrevi estava falando disso sobre, se moldar, virar uma pessoa melhor ou pior sabe ? Claro se você não fosse um ser "respirante" não estaria aqui né ? Estaria na lua ? *-*
É quando somos crianças (nossa olha quem fala eu só tenho 12 anos :} ) uma bomba pode explodir ao nosso lado e nós estaremos ali no escorrega, pulando, saltidando, e se divertindo. Depois nos damos conta que o mundo está um caos, mas a infancia e adolecencia é bom por isso, não ligamos para esse mundo poluido que vivemos. é vivemos no século 21 ._.
Bom é isso ae feliz 20 anos e que você seja alguém importante para o mundo como o pressidente do Brasil, :p beijo :*

Anônimo disse...

Luan, muito legal esse seu texto. Acho que traduz muito bem o caos vivido nos tempos modernos. O jovem hoje em dia, de uma maneira geral não tem um objetivo. Tá tudo muito fácil, a um clique de se conseguir o que precisa. Cadê os idealistas (espécie rara em processo de extinção)?? Abraços e sucesso!