Coluna do Luan

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Diálogos de um casal moderno em plena segunda-feira

Quando João entrou na sala e viu Maria tricotando pela manhã decidiu sentar ao lado dela e tomar seu café. O casal freqüenta a faixa da terceira idade há uma década, ambos são aposentados e passam o dia discutindo atualidades. João alimenta sua rotina olhando os jornais, e quando lê a manchete estampada com a foto de torcedores chorando: “Corinthians é rebaixado”, ele não hesita:

- Quanta besteira

Ele senta à mesa, ela o fita:

- Bom dia pra ti também.
- Bom dia, mulhé.

Voltando a tricotar:

- O quê é besteira?
- Só por que o Corinthians caiu pra segundona tem choro pra tudo quanto é lado.

Ela se demonstra surpresa:

- O Corinthians foi rebaixado?

Ele larga o jornal, pega a xícara, coloca café e um pouco de açúcar:

- Credo, heim mulhé!? É só o que se fala na mídia esportiva. Não viu os jogos ontem?
- Ai, João, tu sabe que eu nunca gostei dessas coisas de futebol, pra mim tudo é futilidade. Enquanto esses jogadores semi-analfabetos ganham salários exorbitantes, há pessoas morando nas ruas sem ter o que comer. E pior de tudo é que nós pagamos esses salários, indo aos estádios, assistindo jogos pela televisão, gastando mais de cem reais em uma camiseta de um time. Pra mim isso tudo é ignorância, o entretenimento passou a ser prioridade, tudo é jogo de interesses, e tudo é conseqüência, por isso que o mundo ta onde está.

Volta a ler o jornal:

- Mulher, tenho que admitir, as vezes tu me assusta. Por Deus! Não me vai entrar na política!
- Sou uma velha muito inteligente para entrar na política.
- E modesta também.
- Falando em política, tu viu que o teu ditador foi derrotado no referendo.
- Sim, ele me ligou ontem.
- O Chavez te ligou ontem?
- Aham.

Ainda tricontando, ela desaba às gargalhadas:

- Hahahaha....ai homem de Deus. Tu ainda me mata de rir...

Ele olha espantado:

- Ah, então tu não acreditas em mim?
- O quê? Que o Hugo Chavez te ligou?
- É.
- Já falei pra te parar com essas mentiras.
- Tudo bem, eu desisto. Vou assistir minha televisão que agora será digital.

Larga o jornal e pega o controle e a xícara servida. Ela indaga:

- Tu viu quanto que tá os preços dos conversores?
- Sim, quase mil.

Ele liga a TV, toma um gole do café, ela responde:

- É um absurdo!
- É o preço da qualidade.
- Preço da qualidade? Nos Estados Unidos o preço do chip que disponibiliza a imagem digital custa 20 dólares.
- Por isso que é nos Estados Unidos.
- Como assim?
- Aqui no Brasil tudo é burocrático, só com os tributos esse preço quadruplica, o que não justifica esse valor, concordo, mas nosso país é muito ganancioso, a começar pelo futebol.
- É, e pela política.

Nesse momento o celular do João toca:

“Por que não te calas, por que não te calas, por que não te calas...”

- Aí, ó Mulhé, ó o homem ligando de novo...

8 comentários:

Lais Camargo disse...

uhauahauhuaauah
a-do-rei!
(note o trocadilho)

meu toque foi esse por uma semana! depois a febre passou e eu já estava ficando irritada do chavez me chamar todo dia e eu ainda rir da situação dos cidadãos venezuelanos =/

velhos jornalistas e jornalistas velhos devem ser insuportáveis né?
espero que nos encotremos num asilo então....hehehe

sopros de luz meu colunista preferido,
da poeta preferida,
Lais
=**

Adryana Araújo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk
Adorei o texto.
Inteligente e cheio de humor!

Como sempre, é muito bom passar por aqui!

Beijão!!!

Kari disse...

Um excelente diálogo.
Pena que acho são poucos os casais que conversam sobre isso...

Mas adorei a mistura de política e humor... fico show!!!

Beijão

Simone Ormelezzi Chersone disse...

Muito....Muito bom!!!! aiaiaia quero uma amor assim, cheio de humor, ironia e muito sacarsmo em cima do ditador e do timinho rebaixado....

Perfeito!

Anônimo disse...

Um diálogo super construtivo, eu diria!
O Corinthians fez muita gente feliz, menos os torcedores, coitadinhos.
Ah, ainda não notei nada de diferente na minha TV. Eu hein!

Mila Cardozo disse...

Casal deveras interessante esse hein??? Quem dera um decimo dos jovens tisse esta clareza ou ao menos... parte dela....
Beijos Mila

Lais Camargo disse...

colunista preferido...
faça mais colunas pra sustentar a ânsia por leitura que quadruplica nas férias!!

=**
sopros de luz!

Anônimo disse...

Fantástico!!Adorei e me sentir feliz ao lembrar de uma das nossas maravilhosas conversas por MSN na qual eu te escrevi sobre a minha opinião em relação ao salários dos jogadores de futebol.
Lembra?^
Beijoss da Giuline !