Coluna do Luan

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Sejamos Ignorantes

O mundo foi feito para pessoas ignorantes. Se você um dia tentar quebrar esse ciclo com arrogância e soberba apenas irá se igualar a quem tanto te ignora; se você quiser quebrar esse ciclo com educação e cultura estará agindo como um extraterrestre perdido em sua órbita; se tentar com amor e compaixão será decepcionado muito facilmente; se for com confiança, será traído o mais breve possível; porque como eu disse, o mundo foi feito para pessoas ignorantes, e fugir dele, é a mesma coisa que fazer parte do próprio.

Sofrer não é ruim. Mas também não é bom. Sofrer não é aprender. É saber escolher. É saber tomar a decisão certa, na hora certa e na ocasião certa. Como tomar esse tipo de atitude? Sofra, apenas sofra. Pode ser de amor, de revolta, de ódio, de alegria, de inexistência. Seria equívoca a resposta que daria, que, sentir dor, ou qualquer outro sentimento impregnado pelos ignorantes é mais uma das tantas formas afáveis de se expressar. Ora, não sejamos tolos, nosso planeta esta doente, não precisamos infectá-lo com vírus de precedência estúpida.

Respeite sua mãe, respeite seu pai, não bata no seu cachorro, abrace seus irmãos. Não reclame da comida, e lembre-se que existe alguma criança no mundo que não pode reclamar da comida que não tenha. Lembre-se que arrumar seu quarto tem o mesmo significado de dá ordem a sua vida. Lave a louça! E esfregue uma vez na sua existência a sua própria cueca, para você saber o quão difícil é realizar atitudes e atos solidários sem ser reconhecido. Experimente os malefícios que o mundo ignorante lhe impõe, mas tome cuidado! Não se vicie, nem todos os ignorantes são viciados, você não precisa ser o pior deles.

Faça parte dos neutros, aqueles que se consideram bons. Bons de verdade, o bastante para não conseguir comprovar o que de fato se intitulam. Não perca tempo, ele é valioso, em um minuto você pode salvar uma vida, em um segundo você pode matar outra. Nós temos poderes, poder é uma maneira de cumprir a ignorância que tanto nos aflige, enganosamente, pois às vezes somos felizes. Pense que você dará frutos a novos ignorantizinhos, você também terá filhos, eles vão lhe acordar de madrugada, arrotar na mesa, sujar a toalha de banho no jardim, quebrar os seus objetos preferidos, eles vão ter cicatrizes, vão se machucar, afinal isso comprova que eles praticaram o ato da ignorância. Eles irão crescer, chegará à fase de conhecimento corporal, onde eles começarão a sentir mudanças, calores, excitação, farão sexo, serão vulneraríeis a outras doenças, e você ficará pasmo de como o tempo passou rápido: já é avô.

Entenda que você não poderá controlar tudo, nem todos, existirão pessoas que lhe tratará como um ídolo, mas não espere isso do seu filho, geralmente esse reconhecimento acontece muito tardiamente, por muitas vezes, quando você não estiver mais presente. Espere essa idolatria do seu animal de estimação, é o único ser irracional que é mais racional que nós mesmos. Se não tiver um, adote. Se não gostar de animais, aprenda a gostar. Também existirão pessoas que não vão gostar de você, entenda que ninguém é obrigado a gostar de ninguém, e que ser contra essa reação é ser contra os seus anseios.

Não dê valor ao seu dinheiro, ele é o único meio pelo qual você dá importância no final do mês. Políticos continuarão a roubar, os preços continuarão a subir, e pessoas continuarão a se matar. Entenda que essa é a nossa reação em cadeia e não há amizade que dure. Você sentirá saudade de quando era jovem, sentirá falta de sua força física, dos amigos da faculdade, dos amigos de trabalho, dos seus filhos quando eram pequenos, sentirá falta do seu pai, e vai compreender que a dor voltará sempre, dia pós dia. Porque nós somos todos ignorantes, e ignorantes não sabem tomar atitudes na hora certa, no momento certo e na ocasião certa. Nós todos erramos. Mas não se ofenda com o termo ignorância, pois muitos dos ignorantes nem sabem que são.

6 comentários:

Lais Camargo disse...

olá!
obrigada!
vc ironiza o cotidiano e agrupa as palavras de forma confortável dentro do texto, gosto disso.
sopros dluz
=*

Anônimo disse...

Oi Luan, gostei dos textos que li aqui :}
quem tem dom pra digerir sentimentos (até mais que isso, opiniao^^) em palavras é outra coisa neh haha \o/ parabens pela escrita
a tally me passou teu blog..
x)~

feliz pascoa :} bjo se cuida.

Cláudia I, Vetter disse...

Saudações!

Porém o próprio ciclo da ignorância é um ciclo corrosivo.
Bom-senso é algo que se tem sem precisar de qualquer constatação, pois ele é o princípio.
Estamos tão desleixados que o conformismo só está piorando.
Compreensão é necessária, mas em limites de evolução.

"DROP THE LEASH!"

;D


(Me passa o filme!!! =DDDD)

Boa páscoa...;**

Cordiais cumprimentos... t+.

Natália disse...

Nossa...
Gostei muito.

É o típico texto que devemos ler de vez enquanto, para acordar para a vida!!


abraçoo!

Anônimo disse...

Minha gostosura...
Adorei teu texto...
A cada dia q passa
aprendo um pouco +
contigo...
Adoro trocar idéias
com ec moço aí....
Mas voltando ao texto...
Faz pnsar o q diariamnt
fazmos d errado...
Sem às vzs percbrmos...

T admiro d montaum...
T adoro d montaum...

bjuuuusssss
c cuida...
Rô =*********** ou
Rechonchudinha,
como tu preferir...

gataum....

Anônimo disse...

Gostei muito do seu comentario no meu blog, vou confiar em voce e vou seguir seu conselho, tomara que me ajude. Muitas felicidades, na sua carreira de escritor!!!
Beijos!!!
Saudaçoes.